Revoluções, Obama, Internet…

“Foi um movimento de massa na idade da tecnologia”, “uma militância massiva online”! Assim Paul Harris, colunista do Jornal britânico The Guardian, definiu a eleição de Barack Obama a presidente dos Estados Unidos. Ninguém para de falar nesse homem. Obama tá bombando! Também pudera, é o homem mais poderoso do mundo cujas decisões podem afetar a vida da gente. Mas afinal, o que tem sido dito sobre ele?

Para Justin Vaïsse, “depois do pesadelo sob George W. Bush, ele [Obama] encarna a América que estava ausente para o resto do mundo: a do sonho americano”. Com uma visão bem otimista sobre o presidente eleito, ele diz que os EUA recuperou sua liderança moral. Você pode conferir o texto na íntegra no site da Agência Carta Maior, com tradução de Katarina Peixoto. Esse texto foi originalmente escrito para o jornal francês Le Monde.

Já Paul Harris, citado acima, não vê o resultado das eleições presidenciais americanas como uma revolução. Para ele, a personalidade de Obama revela menos mudança do que se espera. Acredita que as relações de poder no mundo permanecem as mesmas. Mas reconhece: “a sua campanha não foi comum”. Barack Obama “atraiu mais de 3,1 milhão de doadores e voluntários via internet”. Você pode conferir o texto na íntegra também na Agência Carta Maior.

Revolução ou não, ele está na boca e na internet do povo. Confira o blog: http://www.barackobama.com e o site http://www.change.gov/

Deixe um comentário